quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Break

O break na década de 1960 foi muito utilizado em tom de protesto por causa da intromissão dos EUA na guerra do Vietnã . Segundo os protestantes, os EUA estavam "quebrando" (verbo quebrar em inglês = break) os jovens soldados que eram mandados para esse guerra.
As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

Os passos passaram a representar então mais que uma expressão corporal, denotando também gírias de guerra. Um dos mais conhecidos é o sapateado, no qual as pernas giram no ar enquanto o corpo fica no chão, lembrando o movimento das hélices dos helicópteros. Já a quebrada, movimento que muitos pensam que foi influenciado por Michael Jackson, faz uma alusão àqueles que voltavam para casa mutilados, andando com o corpo todo ‘quebrado’.

Após a guerra, o break ganhou mais força na década de 1970 , quando gangues de Nova York disputavam entre si, muitas vezes as armas ficavam de fora e ganhava quem fizesse passos mais difíceis na pista de dança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário