segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A arte do Grafite

Grafite,é o nome dado às inscrições feitas em paredes. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
Olinda, Pernambuco.

Nina Pandolfo.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
Aktetonix
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte:

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.



Segue-se abaixo algumas imagens de grafites:






8 comentários:

  1. Parabéns pessoal, amei o tema de vocês, estarei acompanhando o trabalho rotineiramente!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pessoal, amei o tema de vocês, estarei acompanhando o trabalho rotineiramente!

    ResponderExcluir
  3. O tema é ótimo e fácil para se trabalhar, ótima escolha do grupo, é sempre muito importante, dar uma atenção maior aos grafiteiro.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, mais posta sobre outros tipos.

    ResponderExcluir