quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Break

O break na década de 1960 foi muito utilizado em tom de protesto por causa da intromissão dos EUA na guerra do Vietnã . Segundo os protestantes, os EUA estavam "quebrando" (verbo quebrar em inglês = break) os jovens soldados que eram mandados para esse guerra.
As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

Os passos passaram a representar então mais que uma expressão corporal, denotando também gírias de guerra. Um dos mais conhecidos é o sapateado, no qual as pernas giram no ar enquanto o corpo fica no chão, lembrando o movimento das hélices dos helicópteros. Já a quebrada, movimento que muitos pensam que foi influenciado por Michael Jackson, faz uma alusão àqueles que voltavam para casa mutilados, andando com o corpo todo ‘quebrado’.

Após a guerra, o break ganhou mais força na década de 1970 , quando gangues de Nova York disputavam entre si, muitas vezes as armas ficavam de fora e ganhava quem fizesse passos mais difíceis na pista de dança.



quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Lambe-lambe

Lambe-lambe, também chamado de pôster bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex spray guache.

Uma das mais populares formas de expressão das ruas, o lambe-lambe espalha suas mensagens em muros, postes, pontos de ônibus e onde mais puder chamar a atenção da sociedade. Coloridos e expressivos, os cartazes usam da arte e da poesia para expor pensamentos e ideias.

Em espaços públicos, postes, pontes, lixeiras, paredes de locais abandonados e muito degradados em que colar um lambe pode trazer cor e graça para a quantidade de cinza em nossas cidades.
Vale lembrar que o lambe é como um adesivo. E a sua cola é feita em geral com água, farinha de trigo ou polvilho, ou ainda com cola branca. Todos os ingredientes possíveis têm pouco potencial de gerar estragos severos e permanentes na superfície colada.





                                          Ana Luísa.



segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A arte do Grafite

Grafite,é o nome dado às inscrições feitas em paredes. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
Olinda, Pernambuco.

Nina Pandolfo.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
Aktetonix
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte:

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.



Segue-se abaixo algumas imagens de grafites: